JornalCana

Curso de balanço de massa reúne representantes de usinas de todo país

O Curso de Tecnologia Sucroenergética da Reunion Engenharia, realizado em módulos específicos que abrangem todas as áreas do setor de bioenergia, ministrados pelos engenheiros Tercio Dalla Vecchia e Jorge Scaff, reuniu gerentes e supervisores de produção de todo país. Essa capacitação, realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro em ribeirão Preto, objetiva preparar engenheiros, técnicos, supervisores de produção, operadores e gerentes de usinas e destilarias para que eles consigam projetar suas ações, visualizar a usina como geradora de açúcar, etanol e energia e se planejar para alcançar bons resultados.

Cândido Barros, gerente regional corporativo da LDC Sev Bioenergia, explicou que sua participação foi importante para relembrar as técnicas para praticar no dia a dia de maneira mais adequada, sem ter que achar soluções milagrosas. “E o curso pôde proporcionar isso pra mim”, disse.

Carlos Afonso, gerente de processo industrial da IACO Agrícola, que participou pela primeira vez que participei de um treinamento desse nível, disse que já está esperando o mesmo módulo só que avançado. “Minha maior dificuldade era visualizar algumas mudanças na produção e, principalmente, controlar as perdas; situações estas que o curso pôde me mostrar”.

Já Rodrigo Rosário de Araújo, gerente de controle de automação e, atualmente, assistente de projeto da Usina Araguari, MG, que participou da execução do Business Plan para apresentar o Projeto da Usina ao BNDES, juntamente com as bases premissas feitas pela Reunion Engenharia, achou o curso muito bem elaborado. “Resolvi fazer o curso para ter conhecimento na área e abrir um leque de informações para poder aprofundá-lo no Projeto que tem previsão para iniciar a terraplanagem em janeiro de 2013 e iniciar a moagem em 2014”.

Alex Azevedo Bicudo, engenheiro de processamento e membro de Processos de Conversão de Biomassas da Petrobras e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CENPES), também dividiu sua opinião. “Como trabalho com tecnologia de segunda geração, vim entender melhor a primeira geração para no futuro, quando tiver que integrar as duas, ter um conhecimento mais amplo sobre a usina. Nesse aspecto, pude entender muito bem sobre os conceitos de Balanço energético e de Massa”, lembrou.

O diretor e engenheiro da Reunion, Jorge Scaff, explicou sobre os cálculos de Balanço de Massa e de Energia, indicou algumas bibliografias com modelos de cálculos e análises, aconselhou ler o Manual de Recomendações sobre ´Conservação de Energia da Indústria do Açúcar e do Álcool´, entre outras bibliografias específicas em fábricas de açúcar. “É através da informação com base em conhecimentos teóricos e práticos que o trabalho de Balanço de Massa e Energia se desenvolve, mas precisa ter atitude do profissional para se aprofundar no assunto e alcançar os resultados esperados”, comentou Jorge durante o treinamento.

Módulo Avançado

Diante do interesse e da necessidade dos participantes em aprofundar o módulo V sobre Balanço de Massa e Energia, Tercio Dalla Vecchia e Jorge Scaff levantaram a possibilidade de realizar, ainda este ano, um módulo sequencial com técnicas mais avançadas e aprofundadas sobre os conceitos de base de cálculos. E ainda, elaborar novos módulos sugeridos sobre Balanço de Massa da Fábrica de Açúcar, Balanço de Massa e Energia para Difusor e sobre o Impacto da palha no Balanço Energético.

“Precisamos estudar com mais detalhes sobre os impactos da palha quanto ao custo de produção de energia, o impacto que a palha trará no processo industrial de açúcar e etanol, além do impacto na manutenção. Tudo isso é um processo que está em desenvolvimento e que precisamos elaborar um módulo com potencial significativo para aferir este assunto com qualidade e suprir as necessidades dos participantes”, concluiu Dalla Vecchia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram