JornalCana

Current TV realiza documentário sobre a produção de etanol no Brasil

O álcool brasileiro está cada vez mais despertando o interesse de empresários, autoridades e da mídia internacional. A repórter Marina van Zeller, do canal norte-americano Current TV, com transmissão pela internet (www.current.com) e por cabo e satélite, esteve no Brasil para produzir um documentário sobre o etanol, abordando questões técnicas, sociais e ambientais. Na região de Ribeirão Preto, o trabalho da Current TV contou com a colaboração da E-Machine – empresa sediada no município – que intermediou visitas e forneceu diversas informações sobre o processo de fabricação de álcool.

O diretor da empresa, Marcelo Alioti, abordou aspectos da produção durante entrevista. O consultor e advogado da E-Machine, Marcelo Coelho, forneceu informações e esclarecimentos sobre o impacto ambiental e social do etanol. Além disso, ele falou sobre a importância do setor sucroalcooleiro para o crescimento da região. A equipe da Current TV entrevistou cortadores de cana, o presidente da Canoeste, Manoel Ortolan e visitou a Destilaria Pignata, em Sertãozinho.

“Havia uma imagem negativa sobre as condições de trabalho e as questões ambientais. Após a reportagem no Brasil, a equipe mudou de opinião”, conta Marcelo Coelho, que é também editor do Ethanol Brasil Blog. De acordo com ele, o contato da TV norte-americana foi realizado inicialmente por meio do blog. “A Current foi criada por Al Gore (ex-presidente dos Estados Unidos), que defende a utilização de álcool produzido a partir da cana-de-açúcar”, observa o consultor da E-Machine.

A Current TV esteve na região de Ribeirão Preto de 12 a 14 de agosto. O trabalho de reportagem, no Brasil, incluiu também visita a Usina Costa Pinto (Grupo Cosan), em Piracicaba, SP, entrevistas com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e o presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank. Segundo Marcelo Coelho, o documentário terá duração de 20 a 30 minutos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram