JornalCana

Curitiba terá frota de ônibus híbrido

A cidade que é considerada a mais sustentável do Brasil se prepara para anunciar na Rio+20 mais uma ação de “cidade verde”: o lançamento do ônibus Hibribus, que é movido a eletricidade e biodiesel. O veículo será incluído na frota de transporte público do município. O título de “cidade verde” que Curitiba ostenta acabou atraindo à capital do Paraná novos moradores. As favelas cresceram e a violência idem, mas a cidade continua sendo uma referência na América do Sul quando o assunto é sustentabilidade.

Apesar do crescimento populacional, Curitiba está entre as cidades com maior crescimento salarial médio entre as capitais brasileiras – o valor chegou, segundo o IBGE, a R$ 1.853,50 em 2011, superado apenas por São Paulo.

— Nossos problemas ambientais decorrem do aumento da população. Temos verificado altos índices de poluição sonora em alguns pontos da cidade, pois o volume de automóveis aumentou, o que acaba comprometendo a qualidade do ar. O aumento do esgoto sem tratamento também afetou a qualidade da água dos rios — comenta o coordenador de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, Maurício Gobbi.

O prefeito da capital, Luciano Ducci, defende que não se pode avaliar se uma cidade é sustentável, se não for avaliado seu desempenho socioeconômico:

— Ser sustentável é trabalhar para a erradicação da pobreza e da miséria. Estamos trabalhando para reduzir as desigualdades e Curitiba é a cidade que mais diminuiu a pobreza entre as capitais brasileiras de 2003 a 2009, com queda de 65% apontada pela Fundação Getúlio Vargas, enquanto a média nacional no período foi de 42%. Curitiba apresentou uma queda de 10,7% na desigualdade social e a redução média no país foi de 4,45% no mesmo período.

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a adotar o Bus Rapid Transit (BRT), na gestão de Jaime Lerner, nos anos 70. A frota é abastecida por biodiesel e emite 63,7% menos fumaça; 46% menos monóxido de carbono e 65% menos hidrocarbonetos totais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram