JornalCana

Cúpula de presidentes em São Paulo

Construção de gasoduto será tema de destaque nas reuniões entre Lula, Kirchner e Chávez. A integração energética será um dos principais temas das agendas dos encontros que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá com os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez. As reuniões ocorrerão em São Paulo. Hoje de manhã, o presidente Lula conversa somente com Kirchner.

Amanhã, Chávez se senta com os dois para realizar um encontro trilateral.

Terá um lugar de destaque nas pautas das reuniões a construção do gasoduto que interligará os três países. A estimativa do Ministério de Minas e Energia é de que o empreendimento tenha cerca de 8 mil quilômetros.

Em dezembro do ano passado, os três países assinaram um memorando de entendimento para iniciar os estudos de viabilidade para a construção do gasoduto. Desde então, o assunto é recorrente nos encontros entre os chefes de governo de Brasil, Argentina e Venezuela.

Com o atual cenário de incertezas sobre a exploração de gás natural na Bolívia, o projeto pode ser um instrumento que garanta o fornecimento do combustível ao País.

A importação de gás boliviano – aproximadamente 21 milhões de metros cúbicos por dia – representa cerca de 90% do volume importado pelo Brasil. O restante vem da Argentina.

Segundo funcionários do Itamaraty, além de analisar a atual conjuntura global, da região e as relações bilaterais entre os países, os presidentes Lula, Chávez e Kirchner podem abordar a questão da integração de mecanismos de Defesa e da indústria bélica. Esse também foi um dos temas tratados em reuniões anteriores realizadas pelos três chefes de Estado.

Visita de UribeHoje à tarde, o presidente Lula recebe também, em Brasília, o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, serão discutidos temas da agenda bilateral, regional e internacional. Constam ainda da pauta de discussões questões relativas à Comunidade Sul-Americana de Nações (CAN), assuntos de defesa e proteção da Amazônia, projetos de infra-estrutura, comércio, investimentos e cooperação nas áreas de energia, biodiesel e etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram