JornalCana

Cuidado com o etanol

A chanceler Angela Merkel, que chega ao Brasil na quarta-feira à noite para uma visita de três dias, conversará com Lula sobre biocombustíveis, biocombustíveis e biocombustíveis. Mas a discussão espalhada pelo mundo sobre o aumento do preço de alimentos por causa do incentivo à produção de etanol levou os alemães a tomar certos cuidados. Em eventos públicos, tiraram um pouco de etanol da agenda da chanceler. Desistiram, por exemplo, de uma visita a usinas de etanol em Piracicaba (SP) e da presença de Merkel em palestras sobre o assunto.

• Bebida

É só espuma: não passará

Na semana passada, o governo tirou o carimbo de urgência para o projeto de lei que limita a propaganda de bebidas no rádio e na TV ao horário entre 21 horas e 6 da manhã. E jogou a votação para junho. Em junho, deve sofrer novo adiamento. É consenso na Câmara que o projeto não será votado. Se for, não vai passar.

• Eleições 2008

O jeitoso Palocci

Antonio Palocci está dando uma ajudinha a Fernando Pimentel na costura do acordo com Aécio Neves para a eleição em Belo Horizonte. Para que a coligação não morra na praia, Palocci vem tentando aparar arestas na direção do PT.

De volta

A propósito de Palocci, seu ex-assessor Marcelo Netto está trabalhando com Duda Mendonça.

• PSDB

Herança maldita

O marqueteiro Luiz Gonzales, que fez a campanha de Geraldo Alckmin em 2006, entrou na Justiça contra o PSDB. Reclama de um cano de 19 milhões de reais. O partido reconhece uma dívida de 4 milhões de reais – uma diferença e tanto. É uma curiosa briga tucana: Gonzales é ligadíssimo ao partido.

• Brasil

Monumento ao desperdício

A Biblioteca Nacional de Brasília é um projeto de Oscar Niemeyer que o ex-governador Joaquim Roriz resolveu tirar do papel. Inaugurou-a em dezembro de 2006, ao apagar das luzes do seu mandato. Tem cinco andares e espaço para 500 000 livros. Beleza. Pensou-se em tudo – menos em dotá-la de um acervo. Por enquanto, está vazia.

• Crime

A inflação do fuzil

Segundo informes do serviço de inteligência da polícia do Rio de Janeiro, o preço do fuzil 7.62 (aquele exibido com total sem-cerimônia pelos traficantes diante das câmeras de TV) subiu de 20 000 reais para 40 000 reais nos últimos doze meses.

• Turismo

Mais peruanos e chilenos…

A grande surpresa do anuário estatístico da Embratur é o crescimento do número de turistas chilenos e peruanos no Brasil. O Chile, que em 2006 era o 10º país entre os que mais enviavam turistas para cá, alcançou o quinto lugar no ano passado. Ou seja, o número de chilenos pulou de 176 000 para 260 000. No caso dos perua-nos, o aumento proporcional foi maior ainda: passou de 64 000 turistas para 96 000 no mesmo período. O motivo? Sobretudo, melhoria na malha aérea.

…e menos argentinos e americanos

Em compensação, caiu entre 2007 e 2006 o fluxo de argentinos, americanos, portugueses e italianos – os quatro primeiros colocados no ranking dos países que mais enviam turistas ao Brasil. A soma final, em número de viajantes, é igual a zero: 5 milhões de turistas ao ano.

• Economia

No mar

Sem alarde, a Vale está comprando áreas para a exploração de gás e petróleo.

• Artes plásticas

O Abaporu não volta

Fracassou uma tão discreta quanto poderosa tentativa de trazer de volta para o Brasil o óleo Abaporu, de Tarsila do Amaral. A obra-prima do movimento antropofágico deixou o país em 1995, quando foi vendida por 1,25 milhão de dólares pelo colecionador Raul Forbes para o bilionário argentino Eduardo Costantini. Em dezembro, o mesmo Forbes juntou um grupo e montou um fundo de 30 milhões de dólares para fazer uma oferta pela tela. Costantini nem quis ouvir a proposta. O Abaporu continuará no Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires.

• Tecnologia

O iPhone vem aí? Ele já está aqui

A Claro anunciou que fechou um acordo com a Apple para trazer ainda neste ano o iPhone para o Brasil. É bom a operadora correr – porque o brasileiro resolveu não esperar. Os números colhidos pela consultoria Predicta são impressionantes: em janeiro, registraram-se no país 79 228 acessos à internet via iPhone. Em março, esse número pulou para 174 794. Em abril, um novo salto: 243 555 acessos. Ou seja, de janeiro para cá, triplicou o volume de acessos.

• Luxo

Fasano em Nova York

Rogério Fasano vai abrir um hotel em Nova York. O prédio sairá da prancheta do arquiteto Isay Weinfeld. Procurado para falar do assunto, Fasano não foi encontrado. Estava viajando. Para Nova York.

Taunay e a Missão Francesa: nova polêmica

Reprodução

Óleo de Taunay: acerto prévio ou autoconvite?

O pintor Nicolas-Antoine Taunay está no centro de uma polêmica entre pesquisadores. A historiadora Lilia Schwarcz fez barulho ao lançar em março O Sol do Brasil, um alentado estudo sobre Taunay. No livro, ela defendeu a tese de que foi um mito a chamada Missão Francesa – o grupo de artistas convidados por dom João VI para retratar o Brasil. Para Lilia, os franceses se autoconvidaram. Agora, o pesquisador Pedro Corrêa do Lago lança Taunay e o Brasil, em que contesta a versão de Lilia. Segundo Corrêa do Lago, “a Missão Francesa não é uma lenda”: “houve um acerto prévio com os portugueses e a missão veio com a anuência do governo português”. Para aumentar o fogo da polêmica, Corrêa do Lago escreve ainda que Lilia confundiu datas de cartas de Taunay para dom João VI – e, a partir daí, chegou a conclusões equivocadas. Aguarda-se o novo round.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram