JornalCana

Cuba pode tomar lugar do México na venda de açúcar para os EUA

Cuba pode competir fortemente pelo mercado de açúcar dos EUA ultrapassado o México. Isso, graças a retomada das relações entre Cuba e os Estados Unidos, incluindo a produção agrícola, o que torna mais próximo o deslocamento do produto cubano em relação ao mexicano.

A ilha há muitos anos tinha o açúcar como seu principal produto exportador, e tem uma história rica na produção e comércio do adoçante. Em 1960, a ilha estava produzindo 7,6 milhões de toneladas.

Por sua vez, o mercado  americano oferece ótimos preços, o açúcar é pago em torno de duas vezes o valor do mercado mundial.

Leia mais: Cuba estima maior produção de açúcar nesta safra

Este cenário é o pior pesadelo para o mercado de açúcar do México, porque eles também enfrentam a ameaça da Austrália, candidato a aderir ao Acordo de Parceria Trans-Pacífico, que inclui também o México, e também poderia competir com suas exportações do adoçante.

O eventual deslocamento do México geraria um excesso de oferta de açúcar no mercado naquele país, bem como preços mais baixos e menores receitas para a indústria.

O México exporta para os Estados Unidos anualmente entre um milhão e 500 mil toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram