JornalCana

Cuba espera maior safra de açúcar da última década em 2014

Cuba espera que a safra 2013-2014, que iniciará no dia 20 de novembro, seja ´a maior da última década´, apesar de, na safra anterior, não ter conseguido cumprir a meta de aumentar 20% a produção de açúcar, informou nesta terça-feira um membro do governo.

´O propósito é fazer a melhor safra da última década, tanto na produção como nos indicadores de eficiência, rentabilidade e produtividade do trabalho´, disse Liobel Pérez, especialista do grupo estatal Azcuba, conglomerado estatal que substituiu, em 2011, o Ministério do Açúcar.

Pérez, citado pelo jornal oficial Granma, explicou que a safra começará dia 20 de novembro, com um total de 49 fábricas, 31 das quais começarão suas operações em dezembro e o restante no começo de 2014.

A produção de açúcar, principal atividade da economia cubana até 1990, entrou em grave crise após o fim da União Soviética em 1991, principal mercado e fornecedor de tecnologia e insumos, e sua produção caiu de 8,2 a 1,2 milhão de toneladas anuais.

Pela primeira vez em mais de meio século, na safra passada, uma empresa estrangeira, a Comphania de Obras e Infraestrutura (COI), subsidiária da Odebrecht, começou a administrar um engenho na província de Cienfuegos, depois de assinar um convênio com a Azcuba.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram