Usinas

CTC afirma que a safra de cana até setembro é a mais produtiva em 20 anos

No acumulado deste ano, produtividade média no Centro-Sul chega a 91,1 tonelada por hectare, a maior da série histórica

CTC afirma que a safra de cana até setembro é a mais produtiva em 20 anos

Tendência observada durante toda a safra, as produtividades médias da cana-de-açúcar no Centro-Sul continuam se mostrando muito superiores às da safra passada.

É o que mostra o Boletim De Olho Na Safra, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Segundo os técnicos do CTC, a safra atual, no acumulado abril a setembro, é a mais produtiva no histórico de 20 anos do Programa de Benchmarking do CTC, plataforma colaborativa de dados entre as usinas do Centro-Sul.

Os canaviais colhidos no mês de setembro alcançaram 83,2 toneladas por hectare, produtividade 21,3% superior à registrada na safra passada (68,5 t/ha). No acumulado da safra, a produtividade registra crescimento próximo a 22% (91,1 t/ha nesta safra, contra 74,5 t/ha em 2022/23).

LEIA MAIS > Moagem de cana na primeira quinzena de outubro registra crescimento de 17,64%

Os maiores crescimentos da produtividade nesta safra foram observados em Araçatuba (37,4%), Piracicaba (28,7%) e São Carlos (27,9%).

A qualidade da matéria-prima (ATR) colhida no mês de setembro foi igual à média da safra anterior (151,3 kg/tc na safra passada contra 151,2 kg/tc nesta safra). No acumulado, os valores seguem a mesma tendência e ficam iguais na média para o Centro-Sul, sendo de 136,8 kg/tc da safra 2022/23 e 136,6 kg/tc na safra atual.

A maioria das regiões, com exceção dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e das regiões de Assis e Araçatuba, estão com variações de ATR inferiores quando comparamos com 2022/23.

Essa diferença se deve principalmente ao bom volume e melhor distribuição das chuvas, que colaboraram com a manutenção dos níveis elevados de água no solo, condição que tende a prejudicar o acúmulo de sacarose pela planta.

Banner Revistas Mobile