JornalCana

CTC obtém aprovação de segunda variedade de cana transgênica

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) acaba de obter a aprovação do uso comercial de seu segundo evento de modificação genética em cana-de-açúcar.

A publicação da aprovação foi durante a 218ª reunião ordinária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), realizada em 06/12.

Segundo o CTC, a variedade CTC9001BT, resistente a broca da cana (Diatraea saccharalis), promete ganhos econômicos, com melhor produtividade e qualidade do açúcar.

Leia também: 

Não fique de fora: participe do ranking Melhores Empresas Para Trabalhar no Agronegócio

Ainda segundo o CTC, estudos de processo provaram que o açúcar e o etanol obtidos a partir da cana Bt são idênticos aos produtos derivados de cana convencional. Estudos adicionais mostraram ainda que tanto o gene Bt como a proteína são completamente eliminados nos derivados de cana-de-açúcar durante o processo de fabricação.

Estudos ambientais não constataram quaisquer efeitos negativos relacionados à composição do solo, à biodegradabilidade da cana GM ou às populações de insetos, exceto às pragas alvo (principalmente broca), completa o CTC.

Clique aqui para acessar a publicação técnica da CTNBio

Mais sobre o CTC

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira (Bovespa Mais: CTCA3) é uma empresa 100% nacional com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de variedades de cana-de-açúcar e outras tecnologias disruptivas. Tem como acionistas o BNDESPar e os principais grupos do setor sucroenergético, representando mais de 60% da produção de açúcar e etanol do Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram