A usina goiana CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde – GO, promove a segunda edição do Programa Capacitar, que são cursos de qualificação profissional gratuitos para a população dos municípios que circundam a unidade sucroenergética.
O programa foi lançado em 2021, mas as primeiras turmas iniciaram na entressafra de 2022. Apenas no ano passado, 28 pessoas receberam capacitação profissional pela unidade – 16 fizeram o curso de motorista e outros 12 de mecânica básica de veículos automotores, máquinas e implementos agrícolas.
LEIA MAIS > MP 1.157 vai na contramão da agenda ambiental do Brasil
A superintendente de RH da CRV Industrial, Marcilene Cristina, explica que todos os cursos são realizados por profissionais qualificados, promovendo assim, formação de qualidade e proporcionando aos participantes melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Em 2023, a unidade está disponibilizando dois cursos que já estão em andamento – de motorista canavieiro e auxiliar de mecânico. Até o momento 23 pessoas participaram dessa capacitação profissional. Podem fazer os cursos qualquer pessoa maior de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental. Além disso, cada curso tem pré-requisitos específicos.
LEIA MAIS > Índia deve limitar exportações de açúcar a 6 milhões de toneladas
A coordenadora de RH da CRV Industrial, Jackeillyne Oliveira, complementa que os participantes na maioria são pessoas que estão desempregadas. “Grande parte são safristas, que trabalham conosco apenas no período das safras e buscam aprimoramento”, explica.
Os cursos têm impactos positivos no mercado de trabalho, apenas na unidade, 60,7% dos participantes de 2022 foram contratados pela própria usina, isto é, 17 profissionais. Desses, 12 motoristas e cinco mecânicos.
O ex-aluno Wellington Antônio da Silva, de 44 anos, é prova disso. Ele trabalhou como pipeiro em duas safras da usina e, depois de participar do Capacitar, foi contratado. “Encontrar trabalho ficou mais fácil. Eu não tinha conhecimento em linha pesada e em transporte de vinhaça, o Capacitar me promoveu esse aprendizado, que permite promover o sustento da minha família”, pontua.