JornalCana

Crise provoca queda nas contratações do setor sucroenergético paulista

carteiradetrabalho001

No primeiro semestre de 2014, o setor sucroenergético paulista registrou queda de 32,6% no número de admissões de trabalhadores formais quando comparado ao mesmo período do ano anterior,segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “O mercado de trabalho no setor foi afetado nos últimos anos por dois problemas, um de caráter conjuntural, que é a crise econômica do setor, e outro estrutural, referente às mudanças na etapa da colheita, substituindo o emprego manual dos cortadores de cana-de-açúcar pela mecanizada, o que afetou o número de contratações”, afirma o pesquisador Carlos Eduardo Fredo, especialista no tema.

De acordo com ele, estudos mais aprofundados são necessários para entender como foi o processo de requalificação e realocação desses trabalhadores dentro ou fora do setor sucroalcooleiro, bem como o número de trabalhadores que não foram reabsorvidos no mercado de trabalho.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro semestre de 2013 foram contabilizadas 111.141 admissões formais, contra as 83.833 do mesmo período de 2014.

“Em abril de 2013, atingiu-se a marca de 34.196 contratações, enquanto no mesmo período de 2014, o número registrado foi de 24.703. Note-se também que, em quaisquer meses do período em 2014, o número de contratações ficou abaixo do ano anterior, esclarece .

De acordo com a pesquisa, a distribuição do total de admissões em 2014 entre as regiões administrativas do Estado de São Paulo também ficou abaixo do registrado no ano anterior. Apesar da intensificação da mecanização da colheita, muitas regiões ainda demandam um grande número de trabalhadores, como é o caso de Ribeirão Preto, uma das principais regiões produtoras do estado, ou Araçatuba e São José do Rio Preto, regiões de expansão da cana, e Campinas, que apresenta problemas de declividade; assim o processo de mecanização é menos avançado do que em outras regiões e por isso a colheita manual ainda se faz presente.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram