JornalCana

Crise não vai afetar expansão do setor sucroenergético

Apesar da crise financeira global, que atingiu fortemente o setor sucroalcooleiro, a produção de cana deve continuar em expansão no país na safra 2009/10. O mix de produção também deve continar mais alcooleiro, impulsionado pelo aumento do consumo dos carros flexfuel, acredita Alexandre Strapasson, diretor de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura.

A cana deverá aumentar sua participação na matriz energética brasileira. A cana e seus subprodutos são a segunda fonte de energia no país e representam 16% da oferta, atrás do petróleo.

Segundo Strapasson, o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, em conjunto com políticas públicas, vai propiciar um crescimento equilibrado e sustentável do cultivo canavieiro no país. O zoneamento permitirá, também, a definição das melhores áreas de expansão da cultura preservando as florestas, reservas legais e áreas já ocupadas por outras atividades do agronegócio brasileiro.

A cana ocupa 8,4 milhões de hectares, menos de 1% do território nacional, enquanto a pecuária abrange mais de 170 milhões de hectares. São 417 usinas em operação no Brasil, incluindo a incorporação de 30 novas unidades.

As exportações brasileiras de etanol deverão alcançar cerca de 5 bilhões de litros, contra os 3,5 bilhões de 2007.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram