JornalCana

Crise hídrica: MG limita água para irrigantes

A redução do volume diário de água outorgado para os irrigantes no estado de Minas Gerais foi limitado em 25%, segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do governo estadual.

Leia mais: Saiba como a Biosev enfrenta a crise hídrica

Essa limitação é tratada pelo artigo 12 da Deliberação Normativa (DN) número 49, relacionada ao caso de restrição de uso para captação de água.

Leia mais: Crise hídrica: como grandes grupos enfrentam o problema

A DN vigora desde 26 de março último e estabelece as diretrizes e critérios gerais para a definição de situação crítica de escassez hídrica e de restrição de uso água em Minas Gerais.

Leia mais: Compensa irrigar canaviais durante a crise hídrica?

A Seapa atuou no processo de construção dessa Deliberação Normativa, por meio do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, em colaboração com as demais Secretarias de estado, instituições públicas e privadas e sociedade civil que compõem esse Conselho.

Leia mais: O aquecimento global não é vilão da crise hídrica

A Secretaria da Agricultura também defendeu a instituição de um limite temporário para análise, pelo órgão gestor de recursos hídricos, das solicitações de revisão das limitações de uso quando o irrigante apresentar informações sobre a normalidade das vazões, conforme disposto no Art.14.

A gestão da água ganha deliberação normativa em MG
A gestão da água ganha deliberação normativa em MG

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram