JornalCana

Crise do setor sucroenergético provoca queda no índice de empregos em SP

A pequena queda no mês em São Paulo é resultado do comportamento do setor de açúcar e álcool, que apresentou uma variação mais baixa no período em comparação aos outros anos. A informação é do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos das entidades Fiesp e Ciesp, Paulo Francini. “Isso ocorreu porque as contratações de 2010 foram antecipadas para março, um mês antes do habitual. Além disso, açúcar e álcool sofreu bastante com a crise e precisou passar por um grande ajuste para se recuperar. Como consequência, a mecanização foi mais acentuada na colheita, fato que diminuiu a utilização de mão de obra”, constatou.

Mas os números são otimistas e positivos. O Índice de emprego da Fiesp e do Ciesp, divulgado nesta terça-feira (11/5), registrou abertura de 28,5 mil postos de trabalho em abril, em relação ao mês passado, que correspondem a 1,27%, sem ajuste sazonal. No confronto com o mesmo período de 2009, a alta foi de 2,11%, ou 47 mil novas vagas. Já no acumulado do ano, a indústria paulista mostrou avanço de 4,96% no emprego, que significam 107,5 mil contratações realizadas em 2010. Contudo, ao considerar o ajuste sazonal, a variação do mês mostra uma ligeira queda de 0,56%, pouco expressiva na opinião de Paulo Francini.

“O panorama geral da indústria nos dá uma sensação tranquila e permite apostar na continuidade do crescimento do emprego. Portanto, a perspectiva para o mês de maio é seguramente positiva”, garantiu Francini.

Por outro lado, continuou Francini, os demais segmentos se mostraram mais fortes, acarretando em maior equilíbrio para o quadro do emprego industrial. “Diferentemente de açúcar e álcool, os outros setores apresentaram alta em relação aos demais anos. Até abril de 2009 ficaram 4,4% negativos; este ano já tiveram aumento de 3%”, ressaltou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram