JornalCana

Crise do setor sucroenergético deixa produtores sem pagamento em SP

2008-06-11 Colaborador Corte Cana Moagem Canavial Artistica Usina Guaira (1)A crise do setor sucroenergético ganhou mais um capítulo no interior de São Paulo. Descapitalizadas, algumas usinas não estão pagando pela terra arrendada e nem pela cana-de-açúcar comprada dos produtores. Em alguns casos, o atraso é de quase um ano. Além de não receber pela temporada passada, os agricultores estão sem dinheiro para investir na próxima safra.

O sindicato rural do município de Boituva virou o endereço mais frequentado pelos agricultores nos últimos tempos. O que reúne todos é a busca pela solução de mais um problema que passou a fazer parte do dia a dia deles: o atraso do pagamento das usinas. Vladimir José Provasi está há três meses sem receber pelo arrendamento de 245 hectares. Quando começou a arrendar a terra há
10 anos, achou que era um bom negócio. Opinião que começou a mudar nos últimos dias. “Nos chamaram pra conversar e disseram que infelizmente não têm dinheiro em caixa pra pagar o arrendamento. Eles mostraram até o cheque pronto, dizendo que a intenção é pagar. Agora a gente tem que torcer pra eles, porque se a usina fechar, é ruim pra todo mundo”, avalia o produtor rural. Além dos produtores que arrendam as terras, quem produz e vende cana nas usinas também está há muitos meses sem receber. O produtor Eduardo Batistella, por exemplo, ainda está esperando o pagamento das 1,7 mil toneladas entregues em novembro do ano passado.
“A gente vive do dinheiro da cana e só tem essa produção.

Como vamos tocar a lavoura deste ano sem receber? Falta receber em torno de 30% da lavoura de 2013, sem isso, não tem como fazer os tratos culturais da lavoura”, diz Batistella. A dívida chega a R$ 150 mil. Segundo Batistella, a usina garantiu que pretende pagar a conta, mas está sem dinheiro. “Eu já vendi esta cana pra receber à vista e ainda não recebi. Eles falam que vão pagar, mas está difícil porque eles também não estão recebendo.”

(Fonte: Canal Rural)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram