JornalCana

Cresce migração de empresas para mercado livre de energia

luMais empresas trocam as distribuidoras de energia pela compra direta de eletricidade com fornecedores.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) refletiu na queda de 6,4% da venda de eletricidade pelas distribuidoras no chamado mercado cativo (ACR).

Conforme a Câmara, se a migração para o mercado livre não tivesse ocorrido, o mercado tradicional teria registrado queda de 2,1%.

A diminuição apurada pela CCEE é referente ao período entre os  dias 1º e 27 de setembro, quando no geral (venda nos mercados cativo e livre) foi registrada queda de 1,7% no consumo em todo o país. A geração também recuou 1,8% no período, na comparação com mesmo período de 2015.

Já no Ambiente de Contratação Livre, houve aumento de 13,6% no consumo que, sem o registro de novas cargas vindas do mercado cativo, apresentaria redução de 0,6%.

Leia também: Termelétrica de usina de cana reduz capacidade em 66%

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores que registraram maior aumento no consumo foram os de comércio (+61,4%), serviços (+44,1%) e alimentício (+34,7%).

Os setores de extração de minerais metálicos (-20%) e transporte (-2,9%), por sua vez, apresentaram redução.

Excluídos os efeitos de migração, observa-se que apenas os segmentos de metalurgia e produtos de metais, químico e de saneamento apresentam evolução.

A medição da CCEE, que consta do boletim InfoMercado Semanal, indica que o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 58.934 megawatts médios (MWm).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram