JornalCana

Cresce consumo de açúcar no Brasil

O aumento no consumo de açúcar no Brasil neste ano-safra deve ser o maior em mais de dez anos, incentivado pelos programas de distribuição de renda do governo federal, informa a consultoria Datagro.

A demanda deve crescer 6,9% em 2007/08 ante a temporada anterior, quando o consumo teve expansão de 2,1%. Esse aumento vai reduzir a disponibilidade de açúcar para exportação, acrescentou a Datagro.

“Há uma saída maior de açúcar para o mercado interno por conta de um consumo maior de alimentos industrializados”, disse Plinio Nastari, presidente da Datagro. “Programas de redistribuição de renda como Fome Zero e Bolsa Família permitem que famílias de baixa renda consumam mais alimentos industrializados”, acrescentou.

A indústria de alimentos e bebidas absorve 66% do açúcar consumido no Brasil. As vendas de alimentos industrializados como iogurtes, biscoitos e refrigerantes devem crescer 8,2 por cento no ano-safra, segundo a Datagro. O aumento esperado para o ano é o maior desde meados da década de 1990, quando o Plano Real, lançado em 1994, gerou uma explosão no consumo destes alimentos.

A demanda por açúcar cresceu 19,7% em 1994/95 frente à temporada anterior. Mas o crescimento médio nos últimos 12 anos foi de apenas 1,9% ao ano. “Isso vai afetar o excedente exportável do Brasil”, observou o analista, que prevê um volume disponível para exportação no atual ano-safra de 18,8 milhões de toneladas, ante 19,9 milhões de toneladas exportadas em 2006/07.

A maior parte desta diminuição está justamente no maior consumo doméstico, já que a produção de açúcar cairia apenas cerca de 320 mil toneladas ante a safra passada, para 29,7 milhões de toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram