JornalCana

Crédito reduzido para usina de cana

Interessados em apoio público para instalação de usinas e destilarias para produção de açúcar e álcool no Estado enfrentarão limitações. Dos 216 municípios gaúchos aptos ao cultivo de cana-de-açúcar, 141 foram incluídos no Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar (ZaeCana). Assim, 75 municípios podem plantar, mas não acessarão linhas especiais do BNDES para a industrialização.

Para o relator da Subcomissão de Cana, Álcool e Etanol da Assembleia, deputado Heitor Schuch, fomentar apenas a produção comprometerá a expansão. Segundo ele, estudos técnicos indicam como antieconômico o transporte para moagem em distância superior a 30 quilômetros. Que viabilidade econômica pode-se ter com a produção autorizada em lugar e a industrialização em outro? É uma incoerência.

A sistemática é criticada também pelo pesquisador da Fepagro Wilson Caetano. Como o produtor vai plantar sem ter para quem vender? O coordenador-geral de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Alexandre Strapasson, afirma que as condições devem permanecer, mas antecipa que a Embrapa estuda possíveis ajustes na listagem.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram