JornalCana

Cotações futuras da soja despencam

Boatos de cancelamento de compras da China afetaram o mercado. Os preços da soja registraram forte baixa na sexta-feira, fechando o pregão a 519,50 centavos de dólar por bushel (US$ 190,89 a tonelada) para o contrato de março. O valor representou uma queda de 3,2% sobre o dia anterior. Na semana, o grão acumulou baixa de 5,3%.

Segundo analistas de mercado, houve correção técnica – pois na semana anterior a cotação da commodity tinha subido -, mas principalmente boatos de que a China teria cancelado compras dos Estados Unidos.

Outro fator, de acordo com a consultora Odinéia Santos, da Safras & Mercado, foi o baixo volume de esmagamento dos Estados Unidos.

Em dezembro foram 143,389 milhões de bushels (3,9 milhões de toneladas), menos que os 144,382 milhões de bushels do mês anterior (3,93 milhões de toneladas).

Trigo

Seguindo a queda da soja, os futuros de trigo registraram variação negativa de 3,2% no pregão de sexta-feira, cotados a 305,25 centavos de dólar por bushel para o contrato de maio. Segundo analistas de mercado, a falta de demanda pelo produto dos Estados Unidos, que está sofrendo forte concorrência do argentino – mais barato e de boa qualidade, está fazendo com que por qualquer motivo o preço caia.

SucoAs cotações de suco registraram queda de 2,8%, fechando a 81,80 centavos de dólar por libra-peso para março. Segundo analistas de mercado, como hoje é feriado nos Estados Unidos, muitos fundos aproveitaram o último dia da semana para realizarem lucros.

Milho

O milho teve queda de 1,4% no contrato de março, com preço de 197,25 centavos de dólar por bushel (US$ 77,65 a tonelada). “Com um alto estoque mundial, é difícil que a cotação se sustente”, afirma Daniel Dias, analista da FNP Consultoria. Segundo o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), divulgado dia 12, o estoque mundial do grão é de 114 milhões de toneladas.

Açúcar

Pelo quarto dia consecutivo, devido à forte demanda, os futuros de açúcar subiram. O produto fechou a 9,13 centavos de dólar por libra-peso para o primeiro contrato (variação de 1,1%).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram