JornalCana

Cotações agrícolas devem subir 16%

Os preços das commodities agrícolas devem subir 16% neste ano devido ao aumento da demanda para alimentação humana e animal e para biocombustíveis, de acordo com a consultoria londrina Economist Intelligence Unit (EIU). Conforme relatório da EIU, a demanda das indústrias de biocombustíveis está reduzindo estoques e usurpando áreas agrícolas destinadas a outras culturas.

A consultoria prevê para este ano aumento de 16% nos preços de grãos e de 29% nas cotações dos óleos vegetais e déficit nos estoques desses produtos até 2009. “As indústrias de etanol e biodiesel estão elevando a demanda por produtos como milho, soja e óleo de palma”, afirmou Kona Haque, analista de commodities da EIU. “A falta de terras disponíveis e as condições de clima adversas impedem um aumento de produção suficiente para atender a demanda.”

Os estoques globais para grãos na safra 2007/08 será de 236 milhões de toneladas, o nível mais baixo em 30 anos, segundo o Conselho Internacional de Grãos (IGC). A produção global será menor, devido a problemas climáticos na Europa e no Canadá, o que reduzirá estoques, enquanto a demanda por grãos para a indústria de etanol crescerá 50% no período, conforme o IGC. Segundo a EIU, em 2009, os preços dos óleos vegetais subirão mais 2% e os preços de grãos, 4%. O açúcar é a única commodity que terá queda de preços até 2008, devido a super oferta global, com previsão de alta em 2009.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram