JornalCana

Cosan se posiciona para eliminar desconto com Ultrapar

A Cosan SA Indústria & Comércio aposta que a aquisição da Cia. de Gás de São Paulo, um negócio de US$ 1,8 bilhão, vai elevar seu valor de mercado para perto da sua principal par.

A compra da Comgás, maior distribuidora brasileira de gás natural, vai impulsionar os lucros e ajudar a reduzir o desconto que o mercado aplica às ações da Cosan com relação à Ultrapar Participações SA, disse o vice-presidente de finanças, Marcelo Martins. A Cosan, sediada em São Paulo e sócia da maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, é negociada com desconto de 40 por cento em relação à Ultrapar, com base na relação preço-lucro para 2013, segundo relatório do Banco Itaú BBA SA divulgado neste mês.

“Os investidores estão subestimando os ganhos potenciais da aquisição da Comgás”, disse Martins ontem a jornalistas, na inauguração de um terminal da Cosan em Itirapina, interior de São Paulo. “Os múltiplos em relação à Ultrapar tendem a se aproximar.”

A Cosan, cuja valorização de 40 por cento este ano é 10 vezes maior que a alta acumulada do Ibovespa, está se diversificando nas áreas de distribuição e logística para formar uma empresa integrada de energia. O açúcar e o etanol, que eram os principais negócios da empresa até 2008, respondem por 22 por cento do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou Ebitda, de acordo com o Itaú BBA.

A Cosan é negociada a 12 vezes sua estimativa para lucros em 2013, enquanto a Ultrapar, cujas ações acumulam ganho de 29 por cento este ano, tem um múltiplo de 20, segundo estimativas do Itaú BBA.

A assessoria da imprensa da Ultrapar não quis fazer comentário.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram