JornalCana

Cosan finaliza acordo para estrear em gás

O grupo Cosan anunciou ontem acordo para a compra de 60% da Comgás, a maior distribuidora de gás natural do Brasil, por R$ 3,4 bilhões.

Com o negócio, o grupo, que já é o maior produtor de etanol do país e ocupa o terceiro lugar em distribuição de combustíveis, estreia no mercado de gás e fortalece a sua atuação na área de energia.

As ações adquiridas pela Cosan -73% das ordinárias, com direito a voto, e 12% das preferenciais- pertencem à BG, grupo de energia com presença global.

Segundo comunicado, a assinatura definitiva da venda depende da aprovação do atual sócio da BG na Comgás, o grupo Shell.

Cosan e Shell são antigas parceiras. Em 2009, as empresas criaram a Raízen, uma sociedade dividida em partes iguais dedicada à produção de etanol, açúcar e à distribuição de combustíveis.

Na Comgás, que foi privatizada em 1999, a Shell continuará com participação de 18% -as ações remanescentes, equivalentes 22% do total, são negociadas na Bolsa.

Depois do aval da Shell, o negócio terá ainda de ser aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), segundo cláusula do contrato de concessão.

DIVERSIFICAÇÃO

A aquisição complementa o portfólio da Cosan, que decidiu não ser somente uma produtora de açúcar e álcool em 2008, quando comprou os ativos da Exxon Mobil em distribuição no Brasil.

Um ano depois, fez joint venture com a Shell e, mais recentemente, investiu mais em infraestrutura.

Segundo o analista Erick Scott Hood, da SLW Corretora, a aquisição anunciada ontem trará maior previsibilidade à receita do grupo.

“No longo prazo, a receita da Cosan deve ficar menos exposta à safra de cana”, diz.

A primeira tarefa da Cosan à frente da Comgás, responsável pelo abastecimento do mercado paulista, será a discussão sobre o aumento do preço do gás natural em São Paulo. A indústria do Estado, que tem criticado o preço do gás natural, tenta evitar novos reajustes.

Como as empresas já haviam anunciado as negociações no mês passado, o acordo não teve impacto significativo sobre o preço das ações da Cosan, que terminou em alta de 0,85% na Bolsa.

As ações ordinárias da Comgás encerraram em baixa de 2,6%, e as preferenciais perderam 2,8%, em dia de queda de 0,5% do Ibovespa.

Colaborou AGNALDO BRITO, de São Paulo

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram