JornalCana

Cosan e ALL Logística disparam na Bovespa devido a acordo

Apesar do mercado financeiro estar em sua última semana de movimentação do ano, o ritmo das negociações na BM&FBovespa começou intenso nesta segunda-feira (28). Às 14h24, as units da ALL (ALLL11) subiam 2,59%, para 15,85 reais. Na mesma proporção de ascendência, às 13h23, as ações ordinárias da Cosan (CSAN3) lideravam o Ibovespa com alta de 3,38%, para 24,50 reais. Por volta das 13h19, o índice das ações mais negociadas na bolsa brasileira registrava alta de 0,59%, aos 67.990 pontos.

A oscilação positiva dos papéis das duas companhias aconteceu depois do anúncio de investimento de 1,2 bilhão de reais em um projeto assinado pela América Latina Logística (ALL) e a Cosan, maior empresa do setor sucroalcooleiro do Brasil. O contrato de longo prazo, divulgado na última quinta-feira (24), pretende construir uma plataforma de transporte de açúcar a granel e outros derivados do interior de São Paulo até o porto de Santos. O valor total, bancado pela Rumo Logística, subsidiária da Cosan, será destinado à ampliação da capacidade operacional das empresas, o que envolve construção de pátios e terminais, além da compra de vagões e locomotivas. A forma de captação de recursos necessários ainda está indefinida.

Em março deste ano, as duas companhias fizeram um acordo de longo prazo, com duração até 2028, sendo possível renová-lo por mais 30 anos. Segundo os termos anunciados naquele período, a Rumo Logística investiria 535 milhões de reais – 45% dos recursos – no trecho ferroviários entre Itirapina, interior de São Paulo, e o porto de Santos. Outros 435 milhões de reais, correspondentes a 36% do total, seriam destinados à compra de 79 locom! otivas e de 1.108 vagões. Por fim, os 206 milhões de reais restantes seriam usados para construir um novo terminal em Itirapina e nas ampliações de outros dois terminais já existentes em Santos. Entre 2010 e 2028, está previsto o transporte de 184 milhões de toneladas de açúcar e derivados.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram