fbpx
JornalCana

Cosan amplia portfólio e investe em porto e empresa de mineração

Companhia formará nova joint venture para a exploração de minério de ferro

A Cosan comunicou nesta semana que vai iniciar uma nova estratégia de investimentos, na qual, através de uma estrutura de fundos de investimentos, investirá em novos negócios com recursos próprios e, eventualmente, também de terceiros.

O primeiro investimento da nova estrutura será destinado ao segmento de mineração e logística. Nesta segunda-feira (23), a controlada da Cosan Atlântico Participações LTDA celebrou, com a São Luís Port Company S.A.R.L., uma companhia do grupo China Communications Construction Company Limited e com os demais acionistas minoritários, uma proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis S.A., empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luis – MA, pelo valor de R$ 720 milhões.

Segundo a companhia, a Operação Porto São Luis está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo as aprovações regulatórias e concorrenciais aplicáveis. “Adicionalmente, a venda das ações representativas do controle do Porto está sujeita a aprovações societárias da CCCC, bem como de aprovações pelas autoridades chinesas competentes”, explicou.

Também através da Atlântico, a Cosan firmou um Memorando de Entendimentos Vinculante (MoU) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals, empresa de mineração com foco em ouro e cobre, para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, que deverá ser escoado pelo Porto.

De acordo com a Cosan, este MoU prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada, ou seja, 50% das ações ordinárias, da nova companhia combinada, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia.

LEIA MAIS > Zilor conquista recomendação para recertificação FSSC 22000

“A Cosan ingressa com um parceiro estratégico em um novo ramo de negócios, contribuindo sua expertise logística portuária e de gestão. A JV Mineração será uma empresa integrada de mineração e logística, que possuirá, além do Porto, direitos de exploração de ativos minerários em três projetos minerais localizados no Estado do Pará, com potencial importante de reservas de minério de ferro, a serem escoados pelo Porto”, ressaltou Marcelo Eduardo Martins, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Cosan.

Com início de operação previsto para 2025, o primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas – PA, na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás. A exploração seguirá os mais altos padrões ambientais e de segurança, alinhados à estratégia de alocação sustentável de capital, suportada pelos princípios “EESG” do grupo Cosan.

A nova companhia terá Juarez Saliba de Avelar como CEO, executivo com ampla experiência no segmento de Mineração, tendo passado por importantes posições de liderança em companhias como a Vale e CSN, entre outras. Além disso, Júlio Fontana, com reconhecida experiência em logística ferroviária e portuária, tendo ocupado o cargo de presidente da MRS Logística e da Rumo, entre outros, será conselheiro e consultor sênior da JV Mineração.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram