A Cosan informou nesta sexta-feira (7), que adquiriu participação correspondente a aproximadamente 4,90% do total de ações ordinárias (ex tesouraria) de emissão da Vale.
A operação foi feita através de uma subsidiária, e por meio de uma combinação de investimentos diretos (equity) e operação de derivativos.
A companhia também comunicou que pretende aumentar sua participação acima do percentual já adquirido e buscará imediatamente a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para tanto.
LEIA MAIS > Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol destaca “A Próxima Revolução da Bioenergia”
“Até a deliberação do CADE, a companhia estará exposta a uma posição adicional e exclusivamente financeira de 1,6% do capital social da Vale, contratada por operação de derivativo diversa da utilizada para a aquisição, posição essa que poderá ser convertida em participação direta da Vale após autorização do CADE”, explica a nota assinada por Ricardo Lewin, diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da empresa.
Segundo ele, “esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da Cosan, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.
De acordo ainda com a nota, a operação foi financiada por uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado à instrumentos derivativos.
LEIA MAIS > Alta na produção de milho sustenta crescimento do mercado de etanol
A empresa afirma que manterá seus acionistas e o mercado devidamente informados sobre eventuais novas informações a respeito desta transação. Inclusive, hoje, às 19h, fará uma teleconferência pública com o mercado para apresentar a operação. Para participar da teleconferência, será necessário se inscrever através do link disponível no site de relações com investidores da companhia (ou clique aqui).