O presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, Jacyr Costa, recebeu na sede da entidade, na última quinta-feira (16), o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que defendeu a recomposição do Ministério da Agricultura nos moldes anteriores.
Para Lupion, a nova distribuição é vista como medida que enfraquece o setor.
A pasta foi dividida em três e foram criados os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Pesca e Aquicultura. Entre as mudanças também estão a saída da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que foram para a pasta de Desenvolvimento Agrário.
LEIA MAIS > CB Bioenergia obtêm licença para construção de usina em Santiago
“Apresentamos muitas emendas que alteram essa nova configuração, mas pautadas por questões técnicas, e não ideológicas. Somos guiados por critérios técnicos, não ideológicos. E queremos que a agricultura brasileira seja tratada pelo viés técnico, sem revanchismo”, disse o deputado.
Outros pontos de preocupação incluem a questão do Cadastro Ambiental Rural, o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e a lei de defensivos agrícolas, entre outras pautas. “Todas foram entregues e conseguiremos avançar com esses temas. Atualmente, o governo não tem maioria para aprovar uma Medida Provisória. Então, precisa ampliar o diálogo com nosso setor”, afirmou o parlamentar.
Nos últimos anos, houve avanços importantes no agronegócio brasileiro com o apoio da FPA no Congresso Nacional. Destaque para a transformação de 400 mil assentados em produtores rurais, o fomento à agricultura familiar por meio do Pronaf e a abertura de novos mercados, entre outros.
LEIA MAIS > Ipiranga investe para ampliar fornecimento de combustível no Nordeste
Para o ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, o Congresso Nacional terá grande peso nas decisões e receberá os grandes debates.
Opinião compartilhada por Nilson Leitão, do Instituto Pensar Agro, para quem o governo terá de ter muito diálogo com o Congresso, especialmente com a FPA, para aprovar propostas.
Ao término da reunião, o empresário João Guilherme Sabino Ometto, conselheiro do Cosag, foi homenageado por vários colegas industriais e fez o lançamento do seu livro: “Muito além dos canaviais”.
O evento contou com a presença do secretário de Estado, Guilherme Afif, e do ex-presidente da República, professor Michel Temer.