JornalCana

Cortadeira para áreas inclinadas pode chegar ao mercado ainda este ano

A fabricante pernambucana de carregadeiras para o setor sucroalcooleiro e para o setor madeireiro Implanor deverá concluir os testes de sua cortadeira de cana para áreas inclinadas ainda nesta safra. De acordo com o gerente geral da empresa, Josué Oliveira, se os resultados dos testes e os ajustes alcançarem os resultados esperados, a Implanor trabalha com a perspectiva de iniciar a produção em escala comercial ainda este ano.

“Esta etapa do projeto depende dos testes que estão em desenvolvimento. Talvez sejam necessários a realização de novos testes com um segundo protótipo,já com os ajustes identificados no primeiro modelo, o que demoraria um pouco mais”, observa Oliveira.

Segundo Oliveira, o protótipo está sendo desenvolvido para trabalhar em encostas com até 22 graus de inclinação. O equipamento possui capacidade para cortar até 20 toneladas de cana-de-açúcar/hora. O executivo diz que o projeto da cortadeira está sendo desenvolvido em parceria com 13 usinas pernambucanas desde julho de 2003. A empresa garante que este é primeiro produto do gênero desenvolvido com tecnologia 100% nacional.

Josué Oliveira acrescenta que assim que os últimos testes e ajustes forem realizados, a intenção da empresa – localizada no município de Aliança, Mata Sul do Estado de Pernambuco, e com 25 anos de atuação – é comercializar o produto em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar do País. A Implanor possui capacidade para produzir até 30 cortadeiras/ano. “Como o produto ainda está em fase de testes e ajustes não temos a dimensão exata do valor que o equipamento deverá custar”, diz.

Apesar do otimismo quanto ao desenvolvimento do novo maquinário, A Implanor trabalha com a perspectiva de um mercado mais enxuto ao longo de 2004. Em função da queda dos preços registrada na produção de açúcar e de fatores externos como estiagem em algumas zonas produtoras, a Implanor avalia que as vendas de equipamentos devem ser 25% menores que as registradas em 2003. No ano passado a empresa comercializou 35 máquinas e 33 implementos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram