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Corrida de economia para obter veículo mais econômico

Cinco faculdades de São Paulo, uma do Rio Grande do Sul e uma de Minas Gerais vão participar da Maratona DANAtureza, competição inédita no Brasil que premiará a equipe de estudantes de engenharia que construir o veículo mais econômico. Vence a prova quem conseguir percorrer a maior distância gastando a menor quantidade de combustível. Promovida pela Dana, empresa fabricante de sistemas e componentes automotivos, a competição acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, em Indaiatuba (SP).

Segundo Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, a Maratona DANAtureza é parte da parceria tecnológica da empresa com a FEI (Fundação Educacional Inaciana) e uma excelente oportunidade de incentivar jovens engenheiros a buscar soluções para as questões ambientais. “Despertamos neles o interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias e de formas mais aerodinâmicas, visando a redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes”, explica Pires.

De acordo com o professor Ricardo Bock, coordenador de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, a Maratona DANAtureza seguirá quase as mesmas regras da Eco-Marathon, realizada há mais de 20 anos na Europa. Entretanto, na prova brasileira serão permitidos apenas motores de ciclo Otto a gasolina. Os carros de competição, que podem ter três ou quatro rodas, são projetados e construídos pelos estudantes, segundo regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). As equipes de universitários, formadas por até sete integrantes e orientadas por um professor responsável, realizam o projeto técnico utilizando conceitos de desenho, matemática, física e informática.

Durante o trabalho, os alunos devem levar em conta a otimização da combustão, a redução dos atritos no motor, a determinação das melhores relações da transmissão, o ajuste perfeito da pressão dos pneus, a aerodinâmica e a redução do peso. O material e o tipo de construção dos protótipos são livres.

A Maratona DANAtureza será realizada na pista circular do Campo de Provas de Cruz Alta (SP), de propriedade da General Motors do Brasil. No primeiro dia, acontecem as avaliações de segurança, originalidade e design. A prova prática terá duração de cerca de duas horas e será cumprida no dia seguinte. Os carros precisarão completar quatro voltas na pista de 4,3 km.

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