Mercado

Coreia do Sul quer ampliar em 9% o uso de energias renováveis

A Coreia do Sul pretende aumentar de 2% para 11,5% a participação de energias renováveis em sua matriz energética, até 2030. A afirmação é da conselheira da Embaixada da Coreia do Sul no Brasil, Dong Wong Park, que participou ontem (11) do Workshop Brasil-Ásia, na Feicana/FeiBio 2009, em Araçatuba, SP.

Segundo Park, o país asiático já utiliza biodiesel em pequena escala mas pretende inserir o etanol para ampliar o uso de energias renováveis na matriz energética. A conselheira não descarta futuras parcerias com o Brasil. Atualmente, a Coreia do Sul realiza testes com a mistura de 5% de etanol à gasolina (E5).

A Coreia do Sul utiliza a mistura de 5% de biodiesel ao diesel (B5) para uso em automóveis desde 2006. Já em ônibus e caminhões, a mistura é de 20% (B20). Para estimular o consumo e a produção, o governo determinou a isenção de encargos para o biodiesel até 2010.

A matriz energética da Coreia do Sul é composta hoje principalmente por petróleo (43,6%) e carvão (24%), combustíveis fósseis poluentes. O etanol produzido no país é usado apenas nas indústrias de bebidas alcoólicas.

Banner Revistas Mobile