Mercado

Coreana CJ vai investir US$ 100 mi em fábrica em Piracicaba

A empresa coreana Cheil Jedang Corporation (CJ Corp) vai investir US$ 100 milhões na implantação de uma unidade em Piracicaba, no interior de São Paulo, para a produção de derivados de cana-de-açúcar como a lisina, informou o secretário de Indústria e Comércio da cidade, Luciano Almeida.

A lisina, destinada para a ração animal, é um aminoácido produzido globalmente pela divisão de biotecnologia da CJ Corp, uma gigante com ampla área de atuação, que vai desde o setor de alimentos e commodities agrícolas ao de entretenimento, mídia e logística.

“A empresa vai produzir 170 carretas de aminoácido por dia, que serão escoadas por Santos”, disse o secretário.

Pelo menos 70% da produção deve ser exportada para os Estados Unidos pelo porto de Santos.

A empresa pesquisou por seis meses o local mais vantajoso para se instalar no país.

Piracicaba foi escolhida, segundo Almeida, por possuir produção abundante de cana e estar relativamente próxima ao principal porto de exportação do Brasil.

As operações da CJ na cidade devem começar em 2007, mas somente a partir de 2009 há previsão de expandir a produção.

Estima-se que em plena produção sejam utilizadas 500 mil toneladas de açúcar ao ano, a mesma produção anual da usina Costa Pinto, instalada em Piracicaba.

Com a escolha da cidade feita, de acordo com Almeida, faltam agora apenas os estudos de impacto ambiental para a instalação em um terreno de 950 mil metros quadrados.

O relatório deve ser emitido em um ano, conforme o secretário.

Aprovada a implantação, a inauguração deve acontecer em 18 meses.

O contrato para a formalização da implantação da empresa em Piracicaba deve ser assinado na próxima terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, entre a CJ Corp e representantes dos governos municipal e estadual.

Banner Revistas Mobile