JornalCana

Copom reforça previsão de aumento de 5% na gasolina neste ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) estima aumento de 5% para a gasolina neste ano, como está na ata da reunião do comitê realizada nos dias 8 e 9 deste mês. Dessa forma, reafirma a projeção contida no documento referente ao encontro anterior, de agosto.

O Copom observa que o preço do barril do tipo Brent apresentou pequeno recuo desde seu último encontro, em decorrência de um abrandamento nos riscos geopolíticos.

Ressalta, contudo, que o quadro geopolítico para o setor de petróleo “tende a acentuar o comportamento volátil dos preços, que é reflexo, também, da baixa previsibilidade de alguns componentes da demanda glonal e do fato de o crescimento da oferta depender de projetos de investimentos de longa maturação e de elevado risco”.

O comitê prevê ainda um aumento de 2,5% no preço do gás de bujão e espera queda da ordem de 16% na tarifa de energia elétrica residencial, mesmas taxas levadas em conta na reunião passada.

Para a tarifa de telefonia fixa, a estimativa é de queda de 1%. No caso dos preços administrados, por sua vez, o Copom aguarda um reajuste de 1,5% em 2013, em vez de 1,8% como o previsto anteriormente. Para o próximo ano, a estimativa é de alta de 4,5%, sem mudança.

Na reunião realizada neste mês, foi definido um aumento 0,5 ponto percentual na taxa Selic, que passou de 9% para 9,5% ao ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram