JornalCana

Copom reduz taxa básica de juros

O Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (23/07), por unanimidade, reduzir a Selic – taxa básica de juros da economia de 26% para 24,5% ao ano. A Selic só poderá ser alterada na próxima reunião, marcada para agosto. Com essa medida os bancos e financeiras deverão reduzir os juros que cobram para emprestar dinheiro.

A última vez em que aconteceu uma redução como esta foi há quatro anos, quando a taxa caiu de 23,5% para 22% ao ano. A primeira redução na Selic, de 0,5%, foi feita no mês passado. A inflação, principal inimiga da queda dos juros, mais uma vez norteou a decisão dos membros do comitê, que é formado pelo presidente e sete diretores do Banco Central.

Em nota à imprensa, o Copom avalia que as projeções apontam para indicadores inflacionários já entrando em convergência para as trajetórias das metas do governo. Para este ano, a meta de inflação medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo é de 8,5% ao ano, e para 2004, de 5,5%, com tolerância de 2,5 pontos para mais ou para menos.

Em janeiro, o governo Lula, pressionado pela ameaça de alta dos preços, decidiu elevar a meta da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, levando os juros básicos de 25% para 25,5% ao ano. Já no mês seguinte, a taxa subiu novamente, para 26,5%, e permaneceu nesse patamar até junho, quando o comitê avaliou que a inflação mostrava sinais de arrefecimento. Na semana que vem, o Comitê divulga a ata desta reunião e o documento revelará os detalhes da decisão do Copom.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram