JornalCana

Copom corta os juros em mais dois pontos para 20% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) reduziu a taxa de juros Selic em dois pontos percentuais, fixando-a em 20% ao ano. É a menor taxa desde outubro de 2002, quando a taxa Selic passou de 18% para 21% ao ano.

Essa é a taxa que ficará em vigor até o dia 22 de outubro, data da próxima reunião do Copom.

“Dadas as perspectivas favoráveis para a trajetória futura da inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, dar continuidade à flexibilização da política monetária e fixar a taxa Selic em 20% ao ano, sem viés”, informou o Copom, em nota.

Sem surpresas

O corte era amplamente esperado pelo mercado financeiro, que acreditava na continuidade da política gradualista do BC, conforme mostrou a pesquisa do FolhaNews, a agência de notícias de política e economia em tempo real da Folha de S.Paulo.

Desde junho deste ano, o Copom iniciou o movimento de redução dos juros. Em junho, o corte foi de 0,5 ponto percentual; em julho, de 1,5 ponto percentual; e em agosto, de 2,5 pontos percentuais.

Inflação

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado no ano está em 7,22%. O mercado financeiro está projetando uma inflação neste ano de 9,61%.

No entanto, para 2004, as expectativas giram em torno de 6,20%, valor dentro dos limites de variação da meta de inflação fixada para o próximo ano, que é de 5,5% com intervalo de variação de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

As razões para a decisão do Copom serão conhecidas na quinta-feira da próxima semana, quando o BC divulgará a ata da reunião.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram