JornalCana

Coplacana terá usina de biodiesel em 2008

A Coplacana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo vai inaugurar uma usina de biodiesel em abril do ano que vem, na região do bairro Taquaral, em Piracicaba, SP. A unidade, que produzirá 45 mil litros de biodiesel de soja por dia, exigiu investimentos de R$ 8 milhões.

O biocombustível produzido na primeira fase de operação da usina não será suficiente para venda no mercado. A produção será destinada à movimentação das máquinas e equipamentos das frotas da Coplacana e dos cooperados.

A demanda estimada para a oleaginosa é de 300 toneladas por dia, o que corresponde a uma área plantada de 35 mil hectares. A usina utilizará a rota de álcool no processo de produção do biodiesel, além de um catalisador de quarta geração.

A análise da produção será feita em laboratório próprio para atender às normas da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis. O plano de negócios da usina foi elaborado por uma equipe do pólo, localizado na Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Ração

A soja é uma oleaginosa que tem custo acessível para o agricultor e facilidades para utilização das sobras após o processo de moagem. O excedente será transformado em farelo, cerca de 240 toneladas por dia. Pelo menos metade desta sobra será encaminhada para a fábrica de ração animal da cooperativa. O restante será armazenado para utilização em uma “hospedaria de boi”, prevista para ser construída no segundo semestre de 2008. O investimento no projeto será de R$ 1 milhão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram