Mercado

Copersucar negocia álcool no mercado americano

A Copersucar está aumentando sua participação no mercado americano de álcool. Segundo o presidente-executivo da empresa, Cassio Domingues Filho, a maior cooperativa de açúcar e álcool do mundo está embarcando álcool combustível para os Estados Unidos. As negociações são diretas para o mercado americano, via tradings.

Os volumes ainda são incipientes, cerca de 10 milhões de litros de um total de 290 milhões de litros embarcados na safra 2003/04. Na safra anterior, a cooperativa exportou entre 80 milhões e 90 milhões de litros.

Segundo o executivo, outras usinas do setor também estão negociando álcool para o mercado americano.

Segundo maior consumidor e produtor mundial do país, os Estados Unidos devem produzir este ano cerca de 11 bilhões de litros, contra 7 bilhões no ano anterior.

A entrada do álcool brasileiro nos EUA ocorre tradicionalmente via Caribe. Ou seja, o álcool é exportado para os países caribenhos, onde o produto é reindustrializado e levado para os EUA. Esses países se beneficiam da Iniciativa da Bacia do Caribe (Caribbean Basin Initiative. Mas pela negociação direta, para o álcool brasileiro paga alta tarifa de importação, calculada em uma taxa “ad valorem” de 2,5%, mais US$ 0,52 centavos por galão.

Banner Revistas Mobile