JornalCana

Copersucar: mais de 100 usinas já aderiram ao CTC

Em palestra proferida pelo gerente do Centro de Tecnologia Copersucar (CTC) Tadeu Andrade, foi anunciada que mais de 106 usinas e fornecedores de cana de todo o país já haviam aderido até a última segunda-feira (12 de abril) à abertura de capital do Centro de Tecnologia. O anúncio foi feito durante a assembléia ordinária das associadas da UDOP, realizada na última quinta-feira (15 de abril) no salão de eventos da Terra do Boi, em Araçatuba.

Segundo Andrade, desde o lançamento da idéia de que a Copersucar faria a abertura de capital de seu CTC, ocorrido no dia 10 de março durante a Feicana em Araçatuba, o Centro recebeu a adesão de mais de 100 unidades, o que já torna o projeto viável. “Com este número de empresas já é possível dar forma a essa nova empresa, que será rebatizada de Centro de Tecnologia Canavieira”, destacou o gerente do CTC.

O CTC é responsável por inúmeras contribuições ao desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, no que se refere ao desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar e demais projetos de pesquisa, nas áreas agrícola, industrial, dentre outras.

No próximo dia 20 de abril em Piracicaba, na sede do CTC, haverá uma assembléia de constituição da nova empresa, onde efetivamente será formado um grupo para viabilizar o novo molde jurídico do CTC, que passará a ser uma Associação Civil de Direito Privado.

Com a decisão de abrir o capital do CTC, a Copersucar deixa de ser a mantenedora do programa de pesquisa, que será mantido pelos novos sócios, incluindo-se aí as 32 usinas que formam a Copersucar.

A Copersucar gasta anualmente, segundo Andrade, cerca de R$ 30 milhões na manutenção do CTC. Para a nova fase do Centro o aporte deverá ser de R$ 42 milhões, rateados pelos novos sócios, que pagarão mensalidades trimestrais levando-se em conta a quantidade de cana moída por cada usina e/ou o volume de cana plantado pelos fornecedores e demais associações de plantadores.

Para o coordenador de tecnologia do CTC William Burnquist a receptividade por parte dos empresários do setor está sendo muito positiva. “A maioria dos empresários sabe que se hoje o setor ocupa uma posição confortável no mercado é devido aos investimentos em pesquisa realizados pela CTC e outros poucos órgãos de pesquisa do país”, disse.

Com a adesão das pouco mais de 106 usinas e associações de plantadores de cana, o CTC já corresponde a uma parcela de mais de 150 milhões de toneladas de toda a cana moída no Brasil, estimada em 350 milhões de toneladas.

O CTC possui atualmente mais de 130 tecnologias disponíveis, que serão entregues a todos os novos sócios.

Maiores informações sobre a abertura de capital do CTC, no site www.ctc.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram