JornalCana

Copersucar estima demanda de mais 5 bilhões de litros de álcool em 2010

O Presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Hermelindo Ruete de Oliveira estimou que até 2010 o setor sucroalcooleiro deverá crescer a ordem de 7,5% ao ano, para conseguir atender a uma demanda externa de álcool de pelo menos mais 5 bilhões de litros de álcool, daqui a cinco anos. “Essa projeção, feita através de estudos da Copersucar, utiliza-se do cenário mais pessimista que poderemos encontrar nos próximos anos”, destacou Hermelindo.

A estimativa da Copersucar foi passada durante o seminário “O Brasil no Século do Etanol”, ocorrido hoje (9 de março) durante a Feicana – Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira, que vai até amanhã no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba.

Segundo Hermelindo, nas projeções da Copersucar, haverá uma demanda externa de álcool, principalmente por países da Ásia, na ordem de 5 bilhões de litros, em 2010. “Outras projeções que tivemos contato mostram números ainda mais otimistas, como a estimativa de demanda da própria Petrobras, que trabalha com um mercado externo em 2010 de 8 bilhões de litros de álcool”, destacou o presidente da Copersucar.

Do percentual anual de crescimento, que deverá ser de pelo menos 7,5%, as projeções da Copersucar é de que o Centro-Sul fique responsável por 80% dos investimentos, contra 20% que deverão ocorrer no Norte-Nordeste.

Hermelindo ainda destacou que mesmo o cenário proposto pela Copersucar poderá ser diferente, a maior, “isso se o preço do petróleo continuar nesses níveis ou maiores que os preços atuais, fazendo as projeções de demanda subirem ainda mais”. Todavia, o presidente da Copersucar destaca que uma demanda menor que 5 bilhões de litros até 2010 é quase impossível.

O presidente da Copersucar encerrou a entrevista destacando que as filiadas a entidade deverão crescer igualmente, na proporção da demanda externa e interna de álcool e açúcar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram