JornalCana

Copercana é o primeiro consumidor a obter o Selo Energia Verde

Antonio Eduardo Tonielo, presidente da cooperativa, recebeu a certificação

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), com sede em Sertãozinho (SP), é o primeiro consumidor de energia elétrica a obter o Selo Energia Verde.

Do mesmo modo, o Selo Energia Verde foi conferido no âmbito da edição deste ano do Programa de Certificação da Bioeletricidade.

Quando o Selo foi entregue?

O Selo foi entregue na quarta-feira (15/05) ao presidente do Conselho de Administração da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo.

Onde foi feita a entrega?

A entrega foi feita na sede da Cooperativa, em Sertãozinho.

O que é o Selo Energia Verde?

Em síntese, em 2015 foi o Programa de Certificação da Bioeletricidade.

Em suma, trata-se da primeira iniciativa do tipo no mundo que procura a certificação para a energia produzida estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

De quem é a iniciativa?

O projeto é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

E tem apoio de alguma entidade?

Sim, tem apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

Cumprimento de quesitos

O Certificado Energia Verde é concedido a usinas produtoras de bioeletricidade sucroenergética, que cumprem quesitos ambientais e de eficiência energética.

Sem custo

Entrementes, o Selo Energia Verde é concedido, sem custo, para consumidores e comercializadoras de energia no mercado livre.

Entenda mais

De acordo com as instituições, a Copercana adquire energia de usina produtora de bioeletricidade, localizada na Região de Ribeirão Preto.

Essa usina participa do mercado livre?

Sim, essa usina é participante do mercado livre e certificada conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa.

Tonielo (com o Selo) e equipe: Copercana é a primeira (Foto: Divulgação)

Para Tonielo, a bioeletricidade da cana adquirida pela Copercana além de reduzir o custo com a energia para a Cooperativa, é uma energia limpa, renovável e propicia a geração de empregos para o país.

“E o Selo Energia Verde é uma oportunidade de demonstrar a preocupação da Copercana com o consumo socialmente responsável de energia elétrica em suas atividades.”

70 usinas

De acordo com Zilmar Souza, gerente de bioeletrricidade da UNICA, atualmente há 70 usinas sucroenergéticas que detêm o Certificado Energia Verde.

Qual é a estimativa de produção?

Sendo assim, a energia que será produzida por estas usinas, ao longo de 2019, é estimada em 20 mil GWh, equivalente a abastecer quase 11 milhões de residências pelo ano inteiro.

E em termos de emissão?

Igualmente, essa produção significa o mesmo que evitar a emissão de 6 milhões de toneladas de CO2.

“Para atingir a mesma economia de CO2, por meio do plantio de árvores nativas, ao longo de 20 anos, seria preciso plantar 42 milhões de árvores nativas” comenta Souza.

Aquisição 

Em resumo, a geração dessas 70 usinas sucroenergéticas pode ser adquirida no mercado livre de energia elétrica, dando a possibilidade de concessão do Selo Energia Verde a comercializadoras e consumidores.

Essa concessão depende do que?

Logo, depende que sejam cumpridas as diretrizes do Programa de Certificação.

Quantas detêm o Selo Energia?

Em conclusão, até o momento 6 comercializadoras já detêm o Selo Energia Verde e, agora, também a Copercana, na categoria de consumidor de energia no mercado livre.

 

Clique aqui para acessar a lista de participantes e obter mais informações sobre o Programa de Certificação da Bioeletricidade UNICA/CCEE/ABRACEE

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram