Indústria

Coordenador conta por que a SJC Bioenergia sempre maximiza sua eficiência energética

Retrofit de caldeira está entre os motivos da usina de cana aperfeiçoar seus processos a cada safra

Coordenador conta por que a SJC Bioenergia sempre maximiza sua eficiência energética

A SJC Bioenergia vem alcançando excelentes resultados em cada nova safra, principalmente em sua eficiência energética. Na temporada passada, por exemplo, na intitulada Safra da Transformação, a companhia processou 9,3 milhões de toneladas de cana equivalente e produziu 570 mil m3 de etanol total, gerando 685 mil MWh de energia, além de 350 mil toneladas de açúcar VHP e 185 mil toneladas de produtos para nutrição animal.

LEIA MAIS > Tereos mostra metodologia e tecnologia que reduz consumo de vapor e aumenta receita

Nessa safra a perspectiva é de que os números continuem bem, sobretudo na geração de bioenergia. Guilherme Morais, coordenador de geração de vapor e utilidades da SJC Bioenergia explica o porquê “Fizemos um retrofit de uma caldeira de 250 para 270 toneladas. Além disso, temos um projeto de direcionamento dos gases, onde melhoramos o fluxo desses gases na parte interna da caldeira, identificando pontos de oportunidades e onde era possível ter melhor fluxo e estabilizar mais a operação”.

LEIA MAIS > Ipiranga adquire a Usina Açucareira Passos

Morais, que é um especialista em geração de vapor trará os detalhes tanto do retrofit, quanto do aprimoramento dos fluxos de gases na caldeira, amanhã, 24/8, às 19h, durante o 9ª SINATUB Caldeira, Vapor e Energia – Otimização na Cogeração que acontece nesta terça-feira, 24/8, às 19h. O painel virtual conta com as presenças de: 

Fernando Mello, gerente de projetos corporativo da Tereos   
Guilherme Morais, coordenador de geração de vapor e utilidades da SJC Bioenergia  
Luiz Fernando Bezerra, consultor técnico Buckman 
Luiz Fernando Cremonez, gerente industrial da Usina Santa Adélia – Un. Pereira Barreto 

Para participar: 

Inscreva-se gratuitamente: https://jornalcana.com.br/webinar 

Patrocínio:
  • AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!
  • Buckman – Oxamine®, programa Buckman para operação de alta eficiência de condensadores, mantendo sua cogeração livre de paradas.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br
Banner Revistas Mobile