JornalCana

Coopernavi quer reduzir consumo de vapor

Para a próxima safra, a Usina Coopernavi, do Mato Grosso do Sul prevê a implantação de um sistema de regeneração para diminuir o consumo de vapor. “O consumo atual da Usina é de 450 kg de vapor por tonelada de cana. Pretendemos atingir até 430 kg de vapor por ton/cana”, explica José Silvestrin, gerente industrial da Coopernavi.

E para isso, a usina contratou a empresa Proeng.

A Proeng forneceu na safra passada projetos da coluna para recuperação de álcool através de CO2, em polipropileno. “Isto reduziu em 40% o preço em relação inox e proporcionou uma duração maior. Forneceu também projeto de fechamento das dornas de fermentação; fez assepsia das dornas; balanço hídrico e de um secador de leveduras”.

A Proeng forneceu projeto de balanço de massa; um sistema de sangria de vegetais e aproveitamento do V1, V2 e V3; otimização do sistema de cozimento, elevando a taxa de evaporação 1:1; proporcionou a instalação de um pré evaporador convencional de 4 mil m2 modelo “Robert”.

“Em 2004, a Proeng elaborou projetos para a otimização da operação, transformando um vácuo de açúcar vertical de batelada para contínuo”, finaliza Silvestrin.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram