JornalCana

Cooperfumos inaugura indústria de biodiesel

Pequenos agricultores da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) inauguram hoje o Centro de Formação e Produção de Alimento e Bioenergia São Francisco de Assis, em Santa Cruz do Sul. A solenidade deve contar com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana, e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes.

O ato marca também a inauguração da extratora de óleos vegetais e a indústria de biodiesel multióleos. A Cooperfumos poderá produzir o biocombustível necessário para consumo da cooperativa e dos agricultores. A capacidade de beneficiamento, que hoje é de mil litros por dia, passará para 5 mil litros por dia. A usina também poderá reciclar óleo de cozinha, contribuindo para o meio ambiente.

Na área cedida pela prefeitura, a Cooperfumos montou estrutura para treinamento de associados e fabricação de biodiesel. O investimento chega a R$ 5 milhões, entre recursos entre recursos próprios e linhas do governo federal. Segundo o presidente da cooperativa, Gilberto Tuhtenhagen, ainda há previsão de mais R$ 4,7 milhões para outras melhorias e instalação de mais equipamentos. No local será oferecida formação para famílias de agricultores. Os cursos, com duração média de 15 dias, ensinarão técnicas de produção consorciada de alimentos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram