JornalCana

Cooperativa pode assumir Usina Pedroza à partir de 2013

img3394

Se tudo der certo, a Cooperativa Agrocan poderá assumir 100% da gestão da Usina Pedroza, de Pernambuco. A afirmação é Gerson Carneiro Leão, um dos líderes do projeto, que nessa safra fará a administração compartilhada com o Grupo Farias, atual proprietário. A revelação foi feita após a reunião de apresentação do modelo da gestão ontem (13/9) em Fortaleza (CE), na sede do Banco do Nordeste. Gerson Carneiro Leão, o idealizador da Cooperativa Agrocan, se reuniu com representantes do governo federal e estadual, lideranças e representantes dos Banco do Brasil, do Nordeste e da usina.  

Confiante, Leão diz que a ideia é que a Cooperativa assuma a unidade a partir de 2013. O próximo passo do atual projeto é apresentar ao Banco um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, das principais necessidades da empresa atual, tanto em tecnologia, como em variedades. “Este estudo deverá ser finalizado nos próximos dias”, lembra Leão.  

Além de Gerson Leão, participaram do encontro: Alexandre Andrade, presidente da Unida; o presidente da Feplana, Paulo Leal; o deputado Aluisio Lessa; o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Gerardo Fontelles, representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

O deputado Aluisio Lessa afirma que o setor canavieiro de Pernambuco que já foi forte no passado, hoje tem atravessado dificuldades e esse tipo de iniciativa vem de encontro com as necessidades do segmento.

Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, o governo está trabalhando junto ao setor e aos fornecedores para estimular um grau de equilíbrio ao sistema canavieiro no Nordeste e incentivar a formação de cooperativas. “O Fornecedor tem que se organizar e o caminho é a cooperativa. Essa é uma proposta do Ministro Mendes Ribeiro para organização do setor produtivo”, afirma. 

img3395

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram