Mercado

Convergência da TA com a TI no setor sucroenergético será discutida em evento

Demonstrar a próxima fronteira da automação e controle no setor sucroenergético, onde os sistemas estão se convergindo para bases de informação em TI, sendo uma ferramenta de vantagem competitiva no ambiente de gestão industrial integrado. Esse será o tema da palestra de Márcio Venturelli, gerente de Novos Negócios e Tecnologia da Fertron, durante o Curso de Instrumentação e Automação Industrial, promovido pelo Sinatub, nos dias 10 e 11 de Novembro em Ribeirão Preto (SP).

O especialista ainda discutirá os conceitos atuais de TA e TI; planejando a TA com foco em TI; infra-Estrutura de comunicação; convergência de redes; otimização de planta; controle operacional; gestão industrial e tendências. “A convergência da TA (Tecnologia da Automação) com a TI (Tecnologia da Informação) no setor sucroenergético, será a próxima fronteira do setor, no que se refere a ferramentas de controle e gestão operacional de plantas. O tema remete a uma importância da necessidade não mais informações como massa de dados, mas sim informações tratadas para o conhecimento produtivo e em tempo real para tomada de decisões”, diz.

Segundo Venturelli, a grande questão é que há uma evolução natural no setor, na engenharia de controle e automação, então o “primeiro se automatiza, depois se otimiza”. “Como o setor sucroenergético recebeu investimento de toda a ordem, inclusive tecnologia da automação e da informação temos um cenário hoje polarizado, de um lado o controle operacional com uma automação de boa plataforma, de outro a TI a serviço de gerir informações administrativo-corporativo, porém há uma lacuna, como unir estas duas bases de informações, visto serem informações de um único negócio, produzir energia, açúcar e etanol, pois hoje não há ambiente on-line conectado, conhecido como verticalização”, explica.

Ele ressalta ainda que o cenário da necessidade de unir TA e TI é comum a todos os ambientes produtivos, seja de processo ou manufatureiro. “Ocorre que cada segmento tem seu grau de maturidade em relação ao tema, especificamente no setor sucroenergético e comentando tecnologias atuais, muito se evoluiu nos dois lados, TI e TA, pois como a automação cada vez mais utiliza-se de recursos de TI e por outro lado a TI é capaz cada vez mais de processar volume de dados para análise. Temos um cenários onde através de técnicas e conhecimento aplicado, pode-se unir física e logicamente as redes de comunicação em questão, criando um ambiente informativo, próprio para o processamento de dados, levando ao conhecimento de planta, em tempo real, permitindo gestão pontual, antecipativa e eficaz”.

Mais informações sobre o Curso: (16) 3911-1384; e-mail: [email protected] ou www.sinatub.com.br.

Banner Revistas Mobile