JornalCana

Controle de doenças em mudas de cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar constitui-se uma cultura muito importante para o agricultor porque pode ser aproveitada para a produção de doces, cachaça, açúcar e para alimentação do rebanho bovino. Muitas vezes, o agricultor tem um pequeno canavial em sua propriedade onde ano após ano retira a cana que precisa no dia a dia. Na hora de reformar o canavial, porém, muitas vezes ele não consegue obter mudas de qualidade sanitária satisfatória e mesmo seu canavial já está contaminado por nematóides e doenças que reduzem a vida útil da plantação e a qualidade da cana produzida.

Para garantir um canavial sadio o agricultor deve tomar as seguintes medidas:

. Sempre mergulhar o facão de corte das canas com uma solução de água e amônia quartenária 2% (2 litros da amônia para cada 100 litros de água), para eliminar o risco de propagação de doenças.

. As mudas de cana provenientes do próprio c! anavial ou de outros devem passar por um tratamento térmico simples de ser feito: os toletes de cana, com cerca de 16 a 18 gemas viáveis, devem ser mergulhados em água quente a uma temperatura máxima de 50,5 graus controladas por um termômetro por cerca de 30 minutos e armazenadas em lugar limpo, longe de outras mudas não tratadas até o plantio. O tratamento pode ser feito em tambores de 200 litros.

. O objetivo do tratamento é eliminar o risco de contaminação da cana por doenças como o raquitismo das soqueiras, nematóides e o carvão. O agricultor deve lembrar que a prevenção é a melhor forma de obter um canavial produtivo porque o controle químico é oneroso para o agricultor familiar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram