Mercado

Contratos de álcool a caminho de Nova York

O tão esperado mercado internacional de álcool poderá sair do papel ainda neste ano. Uma parceria entre a New York Board of Trade (Nybot) e a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica) estuda o lançamento dos contratos futuros de álcool.

Segundo Manoel Garcia, presidente da trading S/A Fluxo, que está assessorando a Unica, a Nybot criou um grupo de trabalho para discutir o formato do novo contrato. As negociações começaram no ano passado, ganhando maior ênfase a partir de novembro, quando a Unica solicitou oficialmente sua participação nas discussões dos contratos 11 do açúcar negociado pela Nybot.

Com um mercado mundial de 32 bilhões de litros de álcool, uma referência de preços internacionais para o álcool poderá alavancar os negócios com exportação, sobretudo do Brasil. Os Estados Unidos e Brasil negociam juntos quase 25 bilhões de litros de álcool.

Ainda sem formato, a expectativa é de que os contratos futuros do álcool sejam o do tipo carburante, afirma Garcia.

No Brasil, o álcool é negociado no mercado físico e também pela Bolsa de Mercadorias e Futuros, a BM&F, única bolsa que negocia álcool no mercado mundial. Somente no ano passado, foram movimentados 49,1 mil contratos. O produto é o terceiro mais negociado das commodities agropecuárias.

Banner Revistas Mobile