JornalCana

Continua incêndio no barracão da Copercana

A diretoria da Copercana realiza entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (03/06) para prestar informações detalhadas sobre o incêndio que desde a noite do domingo (31/05) consome o armazém de amendoim da Unidade de Grãos da Copercana (Uname).

Representantes dos bombeiros, da Cetesb e da Copercana em coletiva nesta terça-feira

Localizado na Rodovia Albano Baccega, s/n – km 1, Sertãozinho (SP), o armazém é vítima de incêndio que começou por volta das 21h do domingo e seguia até a tarde desta terça-feira (02). Os bombeiros fazem um trabalho de rescaldo para que o fogo não se alastre e atinja outros armazéns.

Segundo o capitão dos bombeiros, Rodrigo Quintino, 21 homens da corporação são mantidos no local, com cinco viaturas, apoiados pelas equipes da Copercana, que forneceu uma escavadeira, duas pás carregadeiras, quatro caminhões, além de um serviço especial, contratado pela cooperativa, para cuidar da estrutura metálica (zinco e ferro) que apresenta risco no sentido do avanço do combate ao incêndio.

Segundo a assessoria da Copercana, a massa de amendoim é levada por caminhões para um terreno dentro da estrutura da cooperativa e posteriormente será depositada em uma área de descarte seguro, escolhida pela Cetesb.

“Estimamos que já conseguimos avançar aproximadamente cerca de 10% do estoque do armazém, e ainda temos uma jornada longa pela frente”, disse Quintino. “A intenção é avançar cerca de 30 a 40% do barracão hoje, mas teremos incêndio por mais alguns dias”, esclareceu.

Até hoje, foram utilizados 1,725 milhão litros de água para combater o fogo.

Com relação ao meio ambiente, a Cetesb trabalha junto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e com a Copercana no sentido de resguardar a parte de efluentes dentro das áreas de contenção implantadas na empresa.

“O efluente é proveniente da utilização da água no combate ao incêndio, a maioria dessa água evapora – em torno de 90% – e os 10% que sobram se tornam efluentes, os quais estão sendo armazenados dentro de contenções construídas ao lado do barracão e posteriormente, tanto os efluentes, como os resíduos serão encaminhados para locais adequados”, concluiu Sebastião Bonádio, técnico ambiental da Cetesb, em relato distribuído pela assessoria da Copercana.

A capacidade de armazenagem de amendoim da UNAME é de 1 milhão de sacas de 25 Kg, divididos em diversos barracões. A capacidade do barracão que pegou fogo é de 250 mil sacas de 25 kg (6,25 mil toneladas). Segundo o Corpo de Bombeiros todo o estoque deste barracão foi atingido.

“As ações de combate às chamas são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros e nós da Copercana, estamos fazendo o possível para minimizar os impactos ambientais deste incêndio. Graças a Deus, ninguém ficou ferido e as causas do incidente estão sendo apuradas pelos órgãos competentes”, disse o diretor da Copercana, Pedro Israel Bighetti, afirmando que os cooperados não terão prejuízos com o ocorrido.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram