Estudo do Controle Mutuo das usinas revela que os principais indicadores agroindustriais – média de ATR, TCH e Eficiência Industrial por exemplo – da região Centro/Sul do Brasil na safra 2016/17 permaneceram abaixo dos níveis da década passada.
Leia mais: Diretor do ITC explica como triplicar produção utilizando a mesma cana-de-açúcar
Para retomar altos níveis de produtividade e eficiência agroindustrial, são necessárias algumas ações estratégicas como a adoção de variedades de cana adequadas a cada ambiente de produção, melhorar a colheitabilidade e o treinamento das pessoas da base operacional.
Leia mais: [Lucro] Especialistas explicam alto impacto dos custos industriais na lucratividade da usina
Esta é a visão de Luiz Paulo Sant’Anna, CEO da Usina Cevasa, de Patrocínio Paulista, SP, e que possui ampla experiência na gestão de usinas e grandes grupos produtores. Para ele, adotar e fazer “rodar” o ciclo PDCA é fundamental para a correção de erros administrativos e recuperar ganhos que podem chegar a 70% sobre as produtividades atuais em termos de TCH.
Leia mais: Especialista industrial revela como operar usina de etanol de milho por 330 dias no ano
Sant’Anna abordará o tema “Melhorando o desempenho Agroindustrial para redução da área plantada” durante o Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial que será realizado pela ProCana Sinatub no dia 18 de maio, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP).
O CEO da Usina Cevasa, de Patrocínio Paulista, SP, vai discutir os seguintes tópicos com os participantes do Curso:
– Planejamento Agroindustrial – Ferramenta para aumento de ATR e TCH
– Plano diretor Automotivo: Ferramenta para cumprir o planejado
– Controle: Ferramenta para cumprir o planejado
– Melhoria eficiências industriais
– Simulação ganho de produtividades/redução de área.
No dia anterior, quarta-feira, dia 17/05, também acontecerá o Curso de Custos, Perdas e Gestão Industrial, realizado pela ProCana Sinatub e com a presença confirmada de dezenas de executivos e gestores de usinas.
Mais informações: www.sinatub.com.br
[email protected] – 16 3512.4300