Localizada no semiárido nordestino, com vegetação xerófita, verão seco com precipitação de 400 mm/ano, temperatura acima de 43,6 ºc e evaporação média anual acima de 2.000 mm, a Usina Agrovale vem obtendo alta produtividade com gotejo subterrâneo em áreas comerciais, com 270 TCH em cana planta.
A irrigação é uma questão de sobrevivência para a Agrovale, por esta razão toda a área de cultivo com cana-de-açúcar – 17.356 há em Juazeiro (BA) -, é irrigada: 33% da área por politubo, 31% por gotejamento subterrâneo, 30% no sulco e 6% com pivôs. Por todo este desenvolvimento, a Agrovale tornou-se benchmarking em manejo com irrigação plena em cana-de-açúcar.
Francisco Celestino, superintendente agrícola da Agrovale, aponta algumas premissas para a alta produtividade agrícola: controle de qualidade de irrigação: avaliação de desempenho por projeto de gotejamento; manutenção de equipamentos e malha hidráulica; espaçamentos adequados, como o duplo combinado; e compensação entre sistemas de irrigação.
“A busca incessante pelo equilíbrio e sustentabilidade do agronegócio sucroenergético brasileiro, torna necessário manter as usinas em alta performance e um dos pontos chave é a alta produtividade agroindustrial e melhoria da rentabilidade dos processos produtivos. Nesse sentido, a Agrovale tem atingido níveis de produtividade crescentes através do uso de tecnologias e modernização da forma de produzir cana e uma delas é o uso de irrigação por gotejo subterrâneo, cujas produtividades superam a casa das 150 TCH em média e tem longevidade maior do canavial em pelo menos 50%”, explica Celestino.
Ele vai expor detalhes do case bem-sucedido da Agrovale no inédito Fórum Usinas de Alta Performance – Agrícola, que acontecerá na próxima quarta-feira, 23 de agosto, em Sertãozinho, SP, como evento de conteúdo técnico da 25ª edição da Fenasucro & Agrocana.
Além da Agrovale, o evento apresentará cases de outras usinas que alcançam alta produtividade em cana-de-açúcar, tais como Cerradinho Bio, Guaíra, Ipiranga, Jalles Machado, usinas associadas do IAC, dentre outras. O Fórum é voltado para acionistas, executivos, gestores e demais profissionais das áreas agrícola e mecanização de usinas e destilarias.
A programação inclui a apresentação e discussão dos seguintes temas:
- Práticas que sustentam canaviais com produtividade > 100 TCH
- Cases de alta produtividade em ambientes restritivos
- Manejo inteligente de pragas
- Benchmarking em irrigação plena e gotejo subterrâneo
- Redução significativa do custo de CRM por Tonelada de Cana sem CAPEX
Serviço:
Fórum Usinas de Alta Performance – Agrícola
Evento técnico da 25ª Fenasucro & Agrocana
Data: 23/08/2017 –14hs as 18hs
Local: Auditório do Centro Empresarial Zanini – Av. Marginal João Olézio Marques, 3563 – Sertãozinho – SP
Inscrições: www.sinatub.com.br
Realização: ProCana Sinatub
Fone: (16) 3512.4300 | Whatsapp: +55 16 99119.5368| E-mail: [email protected]