De olho na oportunidade dos mercados externos, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove de 18 a 24 de março, na Costa Rica e Nicarágua, ações de incentivo à exportação da tecnologia, soluções, máquinas e equipamentos brasileiros para setor sucroenergético.
Na missão, os representantes brasileiros visitarão usinas nos dois países. A Costa Rica possui seis regiões produtivas e, cerca de 50% da produção de cana-de-açúcar se concentra na região de Guanacaste, local onde a missão será realizada.
No ano passado, na Nicarágua foram produzidas 2,3 milhões de toneladas de bagaço, utilizados para cogeração de energia e a exportação de açúcar cresceu mais de 130%.
“A Costa Rica e a Nicarágua são países que crescem na cultura da cana-de-açúcar e, atualmente, além de serem grandes produtores de açúcar, já investem na cogeração de energia com a produção excedente. É uma excelente oportunidade que temos para alavancar o comércio entre o Brasil e a América Central”, disse o diretor executivo do Apla, Flavio Castellari.
Na Costa Rica, os participantes da missão farão visitas técnicas nas usinas Toboga, Catsa, El Palmar e El Viejo e, na Nicarágua, nas usinas Casur, Monte Limar e San Antonio.
Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Diversas ações e convênios são aplicados no projeto. Entre os destaques, o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroalcooleiro que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras do setor. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a Apex-Brasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroalcooleiro nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.