A Global Participações em Energia S. A. (GPE), com sede em Salvador (BA), planeja investir na implantação de termelétrica no estado de Mato Grosso do Sul.
Denominada Usina Termelétrica Fronteira (UTE), a planta, a ser localizada em Ladário (MS), será destinada unicamente à produção de energia elétrica para conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através de uma linha de transmissão em 230 kV.
O projeto de implantação da UTE foi discutido nesta semana semana na Sanesul, do governo do MS, gestora do fornecimento de água e serviços de esgotamento sanitário, além de assuntos relacionados à legislação ambiental no que tange à implantação da usina.
Na ocasião, o grupo GPE S.A. buscou mais informações sobre os estudos técnicos e de viabilidade já realizados e também foram discutidas alternativas para fornecimento de água que será utilizada para o resfriamento das caldeiras da usina bem como a destinação correta dos efluentes gerados.
O projeto inicial, desenvolvido pela Bolt Engenharia, agora pertence à Global Participações em Energia S.A.
Saiba mais sobre a GPE
O Grupo Global iniciou sua história há mais de vinte anos, na prestação de serviços de manutenção e montagens industriais. Nos últimos anos, tem-se destacado na geração de energia elétrica.
A entrada do Grupo na geração de energia elétrica ocorreu no fim de 2001, em plena crise energética. Controla sete empreendimentos, sendo cinco termelétricas e duas pequenas centrais hidroelétricas (PCH) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A capacidade total de geração do grupo ultrapassa a marca dos 520 megawatts, energia suficiente para acender cinco milhões de lâmpadas comuns de 100 W.